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Projeto estimula leitura e fortalece aprendizado nas escolas de Braço do Norte

Iniciativa valoriza o hábito da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social

Jornalista Comunicação Social/PMG
Projeto estimula leitura e fortalece aprendizado nas escolas de Braço do Norte Potira Souto

A Escola Geraldina Maria Tavares, em Braço do Norte, está desenvolvendo o projeto “Cultivando o Gosto pela Leitura e Conhecimento” com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A ação educativa tem como propósito despertar o interesse das crianças pelos livros e consolidar o hábito da leitura como ferramenta essencial para o aprendizado e o crescimento pessoal.

Durante as atividades, os alunos são incentivados a explorar diversos gêneros literários, ampliar o vocabulário, desenvolver a imaginação e partilhar suas experiências de leitura em grupo. O projeto também contribui significativamente para o fortalecimento da oralidade, da escuta ativa e do pensamento crítico entre os estudantes.

Para a diretora da unidade, Simoni Nazário Fernandes, a leitura deve ser compreendida como um processo que vai além da decodificação de palavras. “Ler é entrar em contato com novas ideias, ampliar horizontes e construir conhecimento de forma criativa e autônoma. Nosso objetivo é formar leitores conscientes, que levem o gosto pelos livros para além da sala de aula”, destaca.

Como parte das ações integradas do projeto, os alunos também vivenciam momentos de leitura em outros espaços. Um exemplo ocorreu na Escola José Cardoso de Aguiar, na comunidade de Várzea das Canoas, onde as turmas participaram de uma atividade ao ar livre orientada pelas professoras Vanessa Iung e Janaína Bernardo Corrêa. A proposta buscou aproximar os estudantes da natureza, tornando a experiência de leitura mais envolvente e significativa.

De acordo com a professora Vanessa Iung, o contato com o ambiente externo favoreceu o engajamento dos alunos. “A natureza criou uma atmosfera mais leve e inspiradora, facilitando a concentração e estimulando a imaginação. Foi possível observar uma maior participação e autonomia por parte das crianças, inclusive daquelas que enfrentam desafios de atenção em sala de aula”, afirmou.








O projeto segue em desenvolvimento ao longo do ano letivo, reafirmando o compromisso da rede municipal de ensino com práticas pedagógicas inovadoras e centradas no protagonismo estudantil.




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